quarta-feira, 28 de abril de 2010

AS DIVERSAS LOGÍSTICAS

A logística empresarial é na prática, sinônimo de “operações com sinergia” e compreende todos os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional).
De certa forma não está totalmente errado quando alguém se refere a termos que incluem a palavra “logística” para definir situações em que as operações foram planejadas buscando-se sinergia dos meios para alcançar resultados melhores a custos mais baixos (que são os objetivos da logística).
Quando o sistema bancário nacional iniciou o processo de implantação das operações financeiras via internet, algumas pessoa ligadas a área mencionaram que se tratava de aplicações de técnicas de “logística financeira”, o que está correto. Afinal de contas as operações bancárias, que até então necessitavam de deslocamento de pessoas até os caixas eletrônicos ou agência bancárias, foi substituído pelas operações via internet realizadas diretamente do local de trabalho das residência, sem exigência de deslocamento.
Ocorreu simplesmente a desmaterialização da informação, que anteriormente era realizada através de papel, para informação através de bytes. Aplicaram-se técnicas de logística para operacionalizar o sistema financeiro de um modo melhor e mais barato (minimizar custos e melhorar o nível de serviço ao cliente), ou seja, o objetivo da logística.
O fato de que outras áreas das empresas utilizem as técnicas de logística para promover maior competitividade, apenas ratifica a importância desse novo método gestão das operações, em qualquer âmbito. Por conta disso, algumas pessoas confundem ou ficam confusas com relação às competências da logística empresarial e acabam por deduzir que logística “é tudo”, como tenho ouvido de algumas pessoas ou lido em algumas publicações (inclusive do setor) ao longo da última década. Não considero errado o que se pensa, mas a logística empresarial tem o seu contexto bem definido no meio empresarial.
As empresas formadoras das cadeias produtivas do país possuem no seu âmbito interno a sua área de operações, compreendida pelo suprimento, produção, distribuição e utilização. Esta é a área de abrangência da logística empresarial de uma empresa agroindustrial, industrial e comercial.
Ocorre porém , que algumas áreas específicas da logística empresarial, por força de exposição em mídia e/ou discussões em grandes grupos de trabalho acabam por catalisar as atenções dos formadores de opinião nessa área, como por exemplo a logística reversa ( que versava sobre o aquecimento global), a logística fiscal (que trata sobre os benefícios fiscais (incentivos, elisão, etc.), e a logística de transportes (que trata da logística como elo de ligação entre as empresas das cadeias produtivas do país), além de outras com menor expressão.
Cada um dos ramos da logística que foram mencionados acima, são muito importantes para o contexto da logística do país e do mundo, porém a logística de transportes é de longe a mais importante. Isso ocorre devido a uma séria de acontecimentos ocorridos desde o surgimento objetivo da logística ocorrido no meio militar, passando para o fato histórico que transpôs a logística militar para o meio empresarial, até a sua própria evolução.

Por Roberto Lübeck

Nenhum comentário:

Postar um comentário